03/10/2018 Por 3S Corp 0

Resultados da Operação Tsunami: 60 toneladas de mercadorias irregulares apreendidas

A Receita Federal divulga os resultados da Operação Tsunami II. A ação conjunta foi desencadeada na segunda-feira, 24, no Porto de Itaguaí, com a participação da Marinha do Brasil, Receita Federal e Polícia Federal. Foram apreendidas cerca de 60 toneladas de mercadorias importadas de forma irregular, de origem asiática, incluindo produtos de vestuário, acessórios eletrônicos e para celular, bem como artigos de escritório e bolsas.

A operação também incluiu uma auditoria em cerca de 4 mil contêineres no pátio do Terminal de Contêineres do porto, que detectou a necessidade de correção de alguns procedimentos relativos a segurança das cargas, fatos esses que constarão em relatório final da operação.

Como parte das medidas de segurança adotadas, a equipe da Receita Federal, com o apoio dos Fuzileiros Navais e de embarcações da Marinha, inspecionou um dos navios mercantes atracados no Porto durante o período em que transcorreu a missão. Foram selecionados contêineres, que passaram pelo equipamento de raio-x e por cães farejadores.

A Marinha ainda revistou 100 embarcações, sendo 7 notificadas e 406 pessoas e veículos no entorno do Porto.
A operação contou com 50 servidores da Receita Federal, 12 policiais federais e 700 militares das Forças Armadas.

Fonte: Receita Federal