28/09/2017 Por 3scorporate 0

O Novo Processo de Importação

Todos nós que lidamos com o comércio internacional sabemos que os processos de importação e exportação são bem burocráticos e envolvem compartilhar toda a informação entre todos os envolvidos, para que nada se perca no caminho e toda a documentação exigida esteja nas mãos de quem precisa. Certamente todas as empresas que trabalham no ramo tem alguma sugestão ou palpite a oferecer, pensando sempre na simplificação das práticas e na diminuição da burocracia. E finalmente essas opiniões foram ouvidas!

O governo federal tem posto em prática o Novo Processo de Importação, que deve estar a todo o vapor até o final de 2018: a principal mudança é que ao invés de termos a Declaração de Importação (a nossa conhecida DI), teremos a Declaração Única de Importação (Duimp), que poderá ser registrada antes da chegada da mercadoria! Além disso, a emissão de Licenças de Importação (LIs) também será flexibilizada, podendo ser utilizada uma mesma LI para mais de uma importação, diferentemente do que ocorre hoje em dia. Vai haver também maior integração entre os sistemas do governo entre si e também com os sistemas privados, relaxando um pouco a carga pesada de trabalho das empresas de logística.

Camera

Esses benefícios vão tornar as importações e exportações bem mais rápidas, impedindo que haja acumulo de taxas e cobranças, permitindo que se abram mais portas a todas as empresas que desejarem trazer produtos de fora para o Brasil ou até mesmo vender produtos no exterior: as oportunidades são para todos, não importa o tamanho da sua empresa e para isso a Winning Trading e a Leader Logistics estão aí para ajudar. E aí: o que você vai importar ou exportar hoje?

Régis Zucheto Araujo