06/12/2017 Por 3scorporate 0

O que você precisa saber sobre Overbooking!

overbooking blog

O termo overbooking certamente é um dos que mais preocupa os importadores e exportadores brasileiros, pois eles já têm suas programações para colocar a mercadoria importada no mercado ou seus prazos com clientes no exterior. Assim, acabam tendo suas programações prejudicadas por conta de rolagem na data de saída do navio gerados pelas companhias marítimas (armadores).

Desde o final de 2016, com o retorno do volume de importações e o aumento das exportações no Brasil, mesmo solicitando booking (reserva) antecipado, muitos exportadores não conseguem ganhar espaço em navios e precisam esperar por uma nova data para embarcar a mercadoria.

Por conta deste cenário, os armadores têm reclamado por anos que os exportadores solicitam booking para mais contêineres do que eles realmente necessitam. É comum a prática de alguns exportadores solicitar booking a mais para assim proteger espaço no navio e posteriormente cancelam esses bookings alguns dias antes da saída do navio. As companhias marítimas reclamam que para cada quatro contêineres reservado, apenas três aparecem para o embarque. Eles afirmam que, a não ser que algum tipo de dissuasão seja introduzido na indústria, cancelamentos de booking continuarão a ser a norma.

Alguns armadores estão estudando a possibilidade de aplicar taxas de cancelamento de booking no norte da Europa para contêineres cancelados em até sete dias antes do cut-off (prazo para entrega do container). Esses armadores acreditam que essa ação é necessária para proteger os clientes que tenham booking legítimos.

No entendimento dos exportadores, o cancelamento de bookings é um grande problema que afeta a indústria. Eles entendem que é necessária uma solução, porém essa não poderá ser unilateral. Frequentemente os exportadores questionam por que não há penalidades impostas aos armadores quando uma carga é transferida arbitrariamente para uma data de navegação posterior. Se um booking é aceito pela companhia marítima, os exportadores têm o direito de esperarem que sua carga seja embarcada na data contratada.

A grande reclamação dos exportadores é quando os armadores aceitam um booking para um navio que já está com overbooking (lotado). Essa prática é prevalecente nas embarcações da Ásia. Os armadores, por sua vez alegam que essa prática se torna necessária pois 25% dos bookings que recebem são cancelados pelos exportadores. Eles não estão dispostos a correrem o risco de ter um navio com 25% abaixo de sua capacidade. Este ciclo continuará até exportadores e armadores entrarem em um acordo sobre soluções que beneficiem ambos os lados.

Para evitar os overbookings, uma alternativa para as importações da Ásia tem sido as rotas via Europa, atendendo às demandas logísticas dos importadores a um custo menor, mas com um tempo de trânsito mais longo do que as rotas diretas.

Diante deste cenário, é crescente o uso de agentes de cargas nas importações e exportações, pois desta forma as empresam terceirizam um estágio do processo, reduzindo custos e ainda contam com a expertise dos agentes de carga na gestão logística, assim permitindo um ganho na qualidade de informações e redução de custos por conta dos volumes negociados com vários armadores.

 

Samuel Arnecke, departamento de embarque de importação