20/08/2018 Por 3S Corp 0

MDIC lança nova plataforma online de consulta a dados de comércio exterior, o ComexStat

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge de Lima, lançou na semana passada, a nova plataforma que substitui o Aliceweb, atual sistema de consultas on-line de estatísticas de comércio exterior do governo brasileiro. A apresentação ocorreu durante o Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), no Rio de Janeiro. O evento, organizado pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), reuniu representantes do governo e do setor produtivo.

O sistema AliceWeb foi desativado e substituído por uma nova plataforma reformulada para simplificar consultas e extrações de dados estatísticos do comércio exterior brasileiro: Comex Stat

O sistema pode ser acessado no seguinte endereço: http://comexstat.mdic.gov.br.

O Comex Stat não requer nenhum tipo de cadastro, usuário ou senha e funcionará automaticamente em telas de diferentes tamanhos (celulares, tablets, notebooks, desktops, etc). O sistema permite extrações sem limitações de quantidades de períodos ou filtros, possibilitando consultas mais flexíveis e abrangentes, com mais combinações de resultados e com disponibilização de classificações internacionais para produtos. Continua sendo possível extrair a consulta em formato de planilha (.xlsx), com adição de um novo formato de dados brutos (.csv).

Os dados presentes no Comex Stat passaram por um reprocessamento das séries que buscou apresentar melhor precisão das informações bem como a informação mais atualizada.

Comex Stat: dados de estados e municípios

Com o lançamento do ComexStat, os dados de comércio exterior de estados e municípios não serão mais divulgadas em formato Excel. As informações que eram disponibilizadas em planilhas poderão ser obtidas no ComexStat, no Comex Vis e na página da secretaria de Comércio Exterior do MDIC em “Base de Dados” ou “Séries Históricas”.

Adicionalmente, lembramos que as demais divulgações estatísticas presentes no portal do MDIC continuarão sendo fornecidas mensalmente e podem ser acessadas no seguinte endereço: http://www.mdic.gov.br/comercio-exterior/estatisticas-de-comercio-exterior/.

 

Fonte: MDIC