28/02/2020 Por 3S Corp 0

O impacto do Coronavírus na economia do Brasil e no mundo

Este vírus está realmente causando dor de cabeça no mundo inteiro. Fábricas internacionais totalmente paradas, portos e aeroportos com extrema atenção para o surgimento de novos casos, propagação do vírus da China em grande parte do continente asiático, Europa, casos nos Estados Unidos, na Austrália e agora com chegada ao Brasil.

Com a primeira confirmação de Coronavírus no Brasil nesta semana, por meio de um homem com 61 anos de idade, morador em São Paulo que veio de viagem da Itália apresentando os sintomas da doença, o país aguarda ainda, pelo menos, mais 132 casos com suspeita da doença no País.

A OMS divulgou hoje, 28/02, que o contágio mundial está em um nível muito alto. Isso gerou grande queda em índices financeiros no mundo inteiro. Na Europa as bolsas abriram no vermelho hoje.

A disseminação do vírus gera grande insegurança, desestimulando investimentos no mundo inteiro. Mas não é só isso, as companhias brasileiras que atuam com comércio exterior estão atentas para o aumento no número de casos da doença no Brasil.
Segundo o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, a China passará por uma grande reacomodação, causando grande baque para as nações asiáticas por conta desta epidemia.

Infelizmente, a situação gerada pelo novo Cornavírus impede a normalidade de processos, tanto de exportação, quanto de importação no mundo inteiro.

Mesmo assim, a situação é muito delicada, pois a China é o país que mais consome matérias-primas exportadas do Brasil. Com a epidemia do Coronavírus, houve grande queda nas exportações de itens como soja, petróleo, carne e minérios, fazendo com que preços caiam sobre estes produtos.

Já em termos de importação, ainda segundo Castro, as empresas na China não conseguem entregar mercadorias, desfalcando tanto unidades fabris no Brasil que dependem de matérias primas internacionais, assim como o comércio de revenda de produtos importados do continente asiático.

Isso tudo gera uma incerteza sobre o que ainda está para acontecer e como devemos reagir.

 

Conteúdo por: