28/04/2020 Por 3S Corp 0

Conselho aos mais jovens

Recentemente recebi o seguinte questionamento: Lucas, estou um pouco perdida sobre o que estudar especificamente. Você poderia me dar algumas dicas sobre estudos na área do Comex? Área está saturada?

Minha resposta: Não, não está saturada. Aliás, tem grande carência de bons profissionais, seja na indústria, trader, prestador de serviços (trading, forwarder, despacho, consultoria). Ou seja, tem campo e precisa de estudo. Na minha opinião o que falta é qualificação. Não diria apenas especialização formal, mas empenho em estar atento aos cenários: fatores econômicos, os impactos, domínio de língua estrangeira, entendimento pratico que o MBA não te entrega.

Não apenas a edução formal, mas o empenho de cada um em ir atrás: leitura de tributação, analise de classificação fiscal, plataformas da Receita Federal, conhecimento e técnicas de como se negociar com outras culturas… Tudo gratuito na internet e poucos vão atrás.

Não estou aqui indicando que graduação, pós e tal não sejam importantes. Pelo contrário! Eu mesmo tenho tais títulos e acho muito válido. No entanto, apenas isso não é garantia. O pensar mais estratégico dentro do Comex sim.

Em resumo:

1) Aprenda inglês:

Comece cedo a estudar inglês. Não tem condições de pagar curso particular? Vídeos no Youtube para praticar o Listening; leituras de artigos, dos mais básicos aos mais complexos para praticar o Reading; conversas (faladas e escritas) pelo Skype com estrangeiros para praticar o Speaking and Writing. Simples! Tudo praticamente de graça ou a um custo muito baixo.

 

2) Estude muito, mas não necessariamente pelas vias formais:

Comece por um curso técnico (claro, em áreas correlatas a administração). Penso que uma graduação de 4 anos, o conhecimento prático adquirido no start do curso quase que se torna obsoleto. Não estou desprezando a graduação, mas minha opinião é que para começar a “faturar”, o curso técnico se paga mais rápido.
Observação: não pense em dinheiro no início se puder/tiver esta escolha.

 

3) Comece cedo a estagiar:

Eu sugeriria durante o Ensino Médio, inclusive. O mercado de trabalho te transforma numa pessoa melhor, mais focada, mais disciplinada. As experiências de trabalho (mesmo sem foco especifico de carreira), inclusive servirão como um ambiente para estimular a criatividade e o empreendedorismo.

Faça o máximo de estágios que puder. 1 ano / 1 ano e meio em cada função para ir entendendo qual área seguir no futuro é uma bela movimentação e oxigenação de carreira.

 

4) Invista no caminho mais difícil – a concorrência é menor:

Faça um plano de carreira envolvendo área tributária e se especialize.

 

Conteúdo por: Lucas Schommer / CEO 3S CORP