27/05/2020 Por 3S Corp 0

Importação para pequeno empreendedor: vale a pena?

Depende. Precisa ser analisado o tempo entre o primeiro pagamento ao fornecedor / exportador, seja ele Chinês ou de qualquer outra parte do Globo, até o recebimento do produto no Brasil. Isso, versus a compra no mercado interno. Além do custo, é claro.

Mas o objetivo aqui é indicar que:

A) Quantidade: os exportadores determinam um MOQ (minimum order quantity ou quantidade mínima). Alguns fornecem apenas grandes lotes; outros, lotes menores. Portanto, há sim condições de se comprar poucas quantidades de determinado produto ou fazer um mix de produtos numa única importação. Precisa encontrar o fornecedor certo.

B) Valor: há um preço mínimo pra importar? Não. Não há qualquer definição ou restrição quanto a preço mínimo. A “restrição” é apenas comercial: se vale ou não a pena, ou seja, se compensa financeiramente ou não. Como saber? Estimativa de Custos!

C) Fracionamento: há a possibilidade de compartilhar container com outros importadores, reduzindo assim o custo do transporte internacional. Como o frete é um dos componentes para composição de base de cálculo para impostos, reduzir o frete, reduz recolhimento de impostos também.

 

Conteúdo por: Lucas Vogt Schommer
(CEO 3S CORP Soluções Internacionais)

 

#3scorp #importacao #comercioexterior #comex #negocios #pequenoempreendedor