09/07/2020 Por 3S Corp 0

Simples Nacional: melhore o fluxo de caixa na sua importação

Se você atua com importações sabe que neste momento delicado da economia, toda alternativa que venha a contribuir para o fluxo de caixa de uma empresa se torna indispensável para manter a saúde financeira da respectiva organização.

Esta é a hora de pensar diferente, traçar novas estratégias e explorar quais são estas alternativas que o mercado disponibiliza.

Uma boa saída, por exemplo, é a opção de prorrogar o prazo de pagamento de grande parte do ICMS, para empresas gaúchas optantes pelo Simples Nacional que operam, ou desejam operar, suas importações através do estado de Santa Catarina.

A 3S CORP possui um Tratamento Tributário Diferenciado (TTD) próprio em Santa Catarina, que se trata do regime especial sobre a tributação do ICMS.

Em uma operação de importação por Encomenda, por exemplo, utilizando a nossa unidade em Itajaí/SC como intermediária, você consegue ter vantagens, sem ter que abrir uma filial no estado.

Esta estratégia consiste em uma operação indireta, onde a trading contratada, no caso a Winning Trading, empresa do grupo 3S CORP, tem a função de nacionalizar a mercadoria e dar entrada da importação por Santa Catarina, aplicando as vantagens tributárias cabíveis no respectivo estado.

Após ser realizada esta etapa de nacionalização e entrada, é realizado um faturamento interestadual da Winning Trading de Itajaí/SC, para o encomendante (cliente) no Rio Grande do Sul.
Sobre este faturamento é aplicada a alíquota de ICMS interestadual para produtos importados e mais a antecipação de ICMS referente ao estado de destino, no caso o Rio Grande do Sul.

Exemplo:
Alíquota Interestadual de ICMS = 4%
Alíquota de ICMS Estado Rio Grande do Sul = 18%
Antecipação de ICMS: 18%(RS) – 4%(SC) = 14%

Esta antecipação de ICMS de 14% deve ser paga pelo encomendante. E aí é que entra a vantagem de ser optante pelo regime Simples Nacional, pois em casos como este, utilizando a operação por Encomenda, o prazo para pagamento da antecipação de ICMS é estendido até o 23º dia do segundo mês subsequente.

Em resumo, operar na modalidade por Encomenda, neste cenário, lhe proporciona grandes ganhos de fluxo de caixa se comparado a uma importação direta, cujo valor do ICMS da importação se dará integralmente à vista na nacionalização. Além de custos logísticos mais acessíveis que somente um estado importador como o de Santa Catarina tem para oferecer.

Achou interessante?

Na 3S CORP somos especialistas em estratégias de importações, viabilizadas através de nossa estrutura em Santa Catarina.
Solicite uma consultoria para saber mais. Nossos estudos de viabilidade não tem custo, use isto ao seu favor!

 

Conteúdo por: Guilherme Henrique Cardoso

Sales Executive