30/03/2017 Por 3scorporate 0

O container e seus diferentes tipos

Notícia redigida com apoio da Asia Shipping, parceira do grupo 3S Corporate.

O transporte de mercadorias no comércio internacional ocorre com a utilização de containers para a acomodação da carga, mas nem sempre foi assim: o uso do container como ferramenta de unitização (termo utilizado para referir-se ao ato de estufar o container em sua totalidade) começou a se tornar popular somente a partir de 1960, nos Estados Unidos, até se tornar a forma mais utilizada de transporte multimodal (isto é, que utiliza várias formas de transporte: rodoviário, marítimo e/ou aéreo) de mercadorias nos dias atuais. Isso se tornou possível porque a forma do container permite que ele seja posicionado de um meio de transporte para o outro (caminhão-navio-avião) com maior facilidade; além disso, o aço (componente principal de seu material), que além de proporcionar grande resistência (ou seja, maior segurança para a carga), possui um custo geralmente baixo. Ainda assim as pessoas geralmente conhecem somente um tipo de container: aquela grande caixa retangular, quase sempre com um logo de alguma companhia marítima e lacrada, o que não permite ver seu conteúdo; contudo, como vamos explicar, existem vários tipos de container com os mais variados propósitos.

O primeiro tipo de container que vamos comentar é exatamente esse que as pessoas mais conhecem, o qual é chamado de “container standard” ou “container padrão”, o qual tem como tamanhos mais comuns o de 20 pés (20’) e 40 pés (40’). É comumente chamado de “dry box” por carregar mercadorias secas, sendo comumente utilizado como container de uso geral. O de 20’ pés comporta até 21920kg em um espaço de 33,2m³ e o de 40’ pés comporta até 26930kg em um espaço de 67,6m³.

Existe também um outro container de 40 pés com cerca de 30cm a mais de altura, conhecido como High Cube Container, o que permite que sua capacidade de armazenamento chegue a 76,2m³. Outro container da categoria retangular é o “insulated container” ou “container isolado”, que possui orifícios para a circulação de ar e serve para o transporte de cargas que requerem certa temperatura ou que possam causar danos, a exemplo de substâncias químicas, por isso a palavra “isolado” estar em seu nome. Pode abrigar até 21200kg em 27,4m³.

Quando a necessidade de controle de temperatura se torna maior, existem duas possibilidades: o container ventilado, que possui pequenas aberturas no teto e nas laterais, permitindo maior ventilação, e o container refrigerado (ou Reefer, do qual já conversamos sobre na última notícia), que possui um sistema de refrigeração no próprio container, gerando temperaturas baixas em seu interior para uma conservação mais adequada de determinadas cargas ou até mesmo congelamento, sendo feito de duralumínio ou aço inox. Ambos possuem capacidades de armazenamento semelhantes: o ventilado comporta 21350kg em 27,4m³ e o refrigerado 22360kg em 28,3m³.

E se a mercadoria não consegue ser estufada no container da forma convencional? Para solucionar a questão, foram criados três tipos extras de container para facilitar a unitização das mais diversas cargas que não cabem nos outros modelos: open top (ou “abertura no topo”), open side (“ou abertura lateral”) e plataforma. O primeiro deles, como diz o próprio nome, possui o topo aberto (sendo coberto com uma lona após a estufagem), o segundo possui as laterais com portas, e o último não possui teto ou laterais. Além disso, com o mesmo objetivo dos demais, existe o container Flat Rack, sem as laterais, mas com paredes na frente e atrás.

Por fim, temos containers bem curiosos: o container tanque, feito para abrigar líquidos ou gases, possui uma jaula de aço por fora em formato retangular para facilitar sua alocação junto aos demais containers e requer que se siga determinadas normas em seu manejo, pois geralmente a carga é perigosa; e o container bulk (ou graneleiro), designado para a unitização de mercadorias a granel por grandes orifícios na parte superior e fácil esvaziamento por aberturas na parte inferior, possibilitando o manuseio ágil de produtos como areia, grãos e sementes, por exemplo, em quantidades de 28030kg em um espaço de 32,7m³. O grupo 3S possui vasto conhecimento sobre a utilização dos mais diversos tipos de containers na movimentação de cargas no comércio internacional e pode auxiliar a sua empresa e seus embarques, principalmente se for necessário o uso de containers especiais.
Régis Zucheto Araujo