22/06/2017 Por 3scorporate 0

Os tipos de Navios: o Navio Ro-Ro

Há algumas semanas atrás comentamos sobre os diferentes tipos de containers existentes no mercado, os quais foram criados para se adaptarem aos tipos de mercadorias que serão transportadas. Seguindo a mesma lógica, os navios também foram adaptados de acordo com as mercadorias ou com a finalidade a que são destinados. Por exemplo, os navios que são utilizados de forma mais corriqueira no transporte internacional de cargas são (1) os navios cargueiros, que são utilizados para o transporte de mercadorias gerais; (2) os navios frigoríficos, que funcionam como os containers Reefer porém em um proporção bem maior, isto é, seus porões são equipados com máquinas de refrigeração; (3) e os graneleiros, que são destinados aos transporte de mercadorias a granel, sendo que a Vale S.A., empresa brasileira, é dona do maior graneleiro do mundo, conhecido como Vale Brasil, que comporta 400.000 toneladas. Existem variações desses tipos de navios, como por exemplo os que transportam petróleo e/ou minerais, conhecidos como Ore-Oil e Ore-Bulk-Oil, respectivamente, e o Navio Tanque, uma variação específica para líquidos e gases.

Os Tipos de Navios

Existem outros tipos de navios além dos que já mencionamos, mas eles se diferenciam por conta dos atributos que possuem. O primeiro deles é o porta-container, construído para o transporte exclusivo de containers, o qual é utilizado corriqueiramente no transporte de mercadorias, pois o carregamento e o descarregamento são facilitados, uma vez que essas operações são realizadas por guindastes, presentes em todos os portos. O segundo é o Sea-Bea, que é conhecido por ser uma espécie de “faz tudo”: esse tipo de navio serve para acomodar barcaças, podendo converter-se para a acomodação de containers, bem como em um graneleiro. Falando em barcaças, temos os navios Lash, que são especializados no transporte desse tipo de carga: uma vez que chegam em um porto, principalmente os que estejam lotados, o Lash solta as barcaças na água, as quais são rebocadas. Por fim, temos os navios chamados Roll-On/Roll-Off (ou simplesmente Ro-Ro), o que significa “Rolar para dentro/Rolar para fora”, uma vez que esse tipo de navio é especializado no transporte de automóveis, ônibus, caminhões e outros veículos que se locomovam por si sós: dessa forma, as mercadorias entram no navio por meio de rampas, facilitando o carregamento e diminuindo custos operacionais.

roro-car-shipping

Carregamento

Esse carregamento pode ser efetuado de três formas, dependendo do tipo de navio: pela parte traseira (por meio de rampas), pelo meio do navio (por meio de uma abertura lateral) ou, em casos raros, pela parte da frente (também por rampas, mas isso requer que o próprio navio seja adaptado para que sua proa abra, como uma porta, para cima). Ainda, os níveis internos dos navios mais recentes do gênero podem mover-se de forma a acomodarem melhor os veículos que sejam maiores em altura, por exemplo, o que mostra o grande diferencial desse tipo de embarcação. Esses tipos de navios são classificados de acordo com o que carregam, o que significa que temos o “Pure Car Carrier” (Cargueiro Exclusivo de Carros), “Pure Car and Track Carrier” (Cargueiro Exclusivo de Carros de Caminhões), “ConRo” (sigla para Container + Roll, o que significa que além de carregar automóveis e caminhões, o navio pode transportar containers também) e o “RoPax” (modelo que permite o transporte de passageiros junto de seus automóveis, cada qual em locais específicos dentro da embarcação até que se chegue ao destino).

Existem alguns exemplares desses tipos de navios que são bem conhecidos por serem os maiores “car carriers” do mundo, possuindo capacidades para 8000 carros ou 3484 carros e 468 ônibus ou caminhões ao mesmo tempo. Levando tudo isso em consideração, os profissionais do grupo 3S possuem experiência no embarque de cargas com navios RoRo e podem ajudar você e a sua empresa no transporte de mercadorias que necessitem de cuidado redobrado do início ao fim do trajeto.

Régis Zucheto Araujo