16/12/2020 Por 3S Corp 0

Contêiner NOR

O que é Contêiner NOR?

Container NOR (non-operator reefer ou container refrigerado desligado na livre tradução), é um container que é transportado sem controle de temperatura, ou seja, desligado e é destinado ao embarque de mercadorias secas. Essa é uma modalidade de embarque marítimo que vem sendo difundida mais fortemente entre os importadores nos últimos anos e pode oferecer uma boa redução de custos na importação.

 

Exportações de Carne 

As exportações de carne congeladas no Brasil vêm tendo uma grande aceleração nos últimos anos. Em 2020 a China impulsionou esse movimento, aumentando em aproximadamente 65% suas importações, principalmente devido a redução da oferta de carne causada pela Peste Africana. Segundo a Abrafrigo (Associação Brasileiras de Frigoríficos) no acumulado do ano até outubro as exportações totais apresentam um crescimento de 9% no volume e de 16% na receita, com movimentação de 1,65 milhão de toneladas e entrada de divisas na ordem de US$ 6,8 bilhões.

Para que a logística destas exportações seja sustentável é necessário o retorno dos equipamentos reefer ao nosso país. Considerando que a maior parte das importações brasileiras provenientes da China são de produtos manufaturados, a opção para repor estes equipamentos é importar cargas secas com a função de refrigeração desligada, tornando o container non-operator ou como chamamos NOR.

 

Vantagens do container NOR

 Para fomentar a utilização desta modalidade de transporte uma das principais vantagens do uso do NOR é o preço do frete, em alguns momentos do ano ele pode ficar em de 30% à 40% mais competitivo do que o frete do container standard. Além disso, como na importação o frete internacional compõe o valor aduaneiro, que é a base de cálculo dos impostos, essa redução pode ter um grande impacto no custo final da importação.

Mas é importante saber que o mercado disponibiliza apenas containers de 40’ NOR, equipamentos de 20’ não costumam estar disponíveis. Em relação ao 40’SD o equipamento 40’ NOR pode perder em torno de 9m3 de espaço disponível. Então calcular o custo benefício entre o valor do frete e quanto de mercadoria você embarcará é fundamental. 

 

Quando usar?

Tenha em mente que o container NOR é padrão alimento, tem um revestimento mais delicado e precisa de atenção no manuseio das mercadorias e estufagem para evitar avarias, ele é indicado apenas para cargas secas que não geram resíduos e cheiros. 

Como a reposição destes equipamentos deve ser feita rapidamente, o free time concedido é menor, normalmente entre 7 e 14 dias, e os custos de demurrage por dia são maiores. 

Por fim lembre-se que a oferta deste tipo de equipamento muda constantemente, então antes de montar sua estimativa de custos considerando um equipamento NOR contate nossa equipe de embarque internacional para uma atualização do cenário de espaço e custos.

 

Caroline Scherer

Consultora e executiva comercial 3S CORP