13/01/2021 Por 3S Corp 0

O fator China e os novos negócios

Na mesa de negociação, somente negociadores competentes e bem preparados saberão aproveitar as oportunidades e neutralizar as ameaças para alcançar os tão sonhados “negócios da China”.

“Se conhecer a si mesmo e ao oponente, o sucesso virá” – afirma Sun Tzu, autor do célebre livro A Arte da Guerra, orientador para o combate do povo chinês ao longo de milênios.

Parte 1 – A Arte da Negociação

A Ásia como um todo apresenta baixo índice de individualismo, Mas a China e ainda mais coletivista se comparada com a média mundial e o Brasil. Quanto mais coletivista é uma sociedade, mais importante se tornam conceitos como lealdade e família (ou grupo social). Tal fator deve ser respeitado nos negócios, em que relações pessoais de confiança com os chineses são fundamentais antes de qualquer acordo ser fechado.

O chinês negociar de forma individualista com quem ele não possui bons laços de confiança e respeito. De maneira resumida, o chinês é coletivista e cooperativo com quem consegue sua confiança e respeito (Adquiridos com o equilíbrio de forças na mesa de negociação) e individualista com o resto – sejam estrangeiros ou até mesmo chineses.

A China, assim como os demais países da Ásia, apresenta uma predominância da masculinidade em comparação com o Brasil e a média mundial.

Entender a cultura chinesa é o primeiro passo para qualquer negociador. Quatro são os alicerces milenares desta cultura que mantêm o país unido:

  1. A cultura agrária;
  2. A moral e “o caminho”;
  3. A escrita pictográfica;
  4. A desconfiança em relação a estrangeiros.

Vamos a eles

.

3. Cultura Agrária

Os valores camponeses são coletivismo e a harmonia e cooperação de grupo. Os valores só são alcançados por meio de lealdade e obediência a hierarquia familiar e no grupo, o que os mantém unidos e coesos.

.

2. Moral e “O Caminho”

As virtudes do “homem superior”, Segundo Confúcio, são:

  • Lealdade
  • Piedade filial
  • Benevolência
  • Amor
  • Confiança
  • Justiça
  • Harmonia
  • Paz

Princípios Confucionistas:

  • Os jovens devem respeito e obediência aos mais velhos, enquanto esses protegem e educam aqueles;
  • Deve-se respeitar a hierarquia e o prestígio social e todos. “A floresta é mais importante que a árvore, as plantas ou os animais que nela vivem”.
  • Não vou tratar de uma maneira que não gostaria de ser tratado.

O chinês só acredita que encontrou “o caminho” quando ambos os lados seguirem e se comprometer em um outro.

.

3. Escrita Pictográfica Chinesa

Os ocidentais pensam melhor em detalhes em partes, enquanto os chineses vem mais facilmente o “todo” (abordagem holística).

.

4. Desconfiança aos Estrangeiros

A história milenar da China é marcada tanto por invasões estrangeiras quanto por guerras internas entre povos de origens diferentes do país. Isso leva a uma desconfiança tanto dos estrangeiros quanto das próprias leis do país. “O chinês só confia em duas coisas: suas famílias (o guanxi) e suas contas bancárias”.

.

.

A NEGOCIAÇÃO

Iniciar uma relação comercial passar resumida mente por quatro etapas antes e durante a negociação de fato: visitas de reconhecimento, participação em eventos, visitas empresariais e visitas de negociação.

Não se deve dizer “não” diretamente, não se deve rejeitar uma proposta ou convite sem mostrar apreciação, não se deve interromper a conversa alheia e deve-se evitar rebaixar alguém deposto ou ameaçar demiti-lo publicamente. E, principalmente, deve-se sempre obedecer a hierarquia. Deve-se promover ações que elevam o ego do indivíduo.

O guanxi É muito mais que o Networking dos ocidentais: Representa o capital social que um indivíduo tem em seu grupo social, parentes e emprego. É fundamental para o sucesso dos estrangeiros, pois, além de permitir relacionamentos de confiança e respeito mútuo duradouros, dissipa desconfianças e dribla a burocracia chinesa. Negociar com desconhecidos é algo impraticável para os chineses, e muitas empresas perdem contratos pelo simples fato de mudar em um executivo, já que o importante na relação era ele, ele já fazia parte do guanxi.

Devido a desconfiança dos chineses em relação aos estrangeiros, devem-se Conseguir intermediários para se estabelecer os primeiros contatos com os representantes de empresas e/ou Áreas dos governos local e Central que participaram dos negócios pretendidos.

Ainda mais importante que a formalidade no tratamento é o respeito a hierarquia na mesa de negociação. Os chineses só negociaram se a empresa com quem estão tratando mandar representantes a altura de quem os recebe do lado chinês.

Há que se entender a importância de ditados como: “Um homem sem um sorriso não deveria abrir um negócio” e “só uma pessoa amigável e de bom temperamento ganha dinheiro”. Na China, o principal é a amizade e a demonstração de intenções positivas. Uma vez alcançada a harmonia que gera o rapport, bons negócios acontecem e a confiança mútua gerada garante muito mais o cumprimento dos termos acordados que qualquer contrato assinado, em um país que, historicamente, leva a palavra muito mais a sério do que suas leis.

Na China, “nada é definido até que tudo esteja definido”. Ou seja, eles estarão analisando todos os aspectos do negócio ao mesmo tempo, enquanto ocidentais tendem a querer negociar cada parte em separado.

Quando os chineses começam a discutir entre si com mais frequência, é sinal de que estão decidindo.

O ato de poupar e milenar na China, país acostumado a instabilidades políticas econômicas. Isso se traduz em barganhar ao máximo. Portanto, ocidentais não deveriam levar as primeiras ofertas a sério, pois é esperado que ambas as partes faço concessões para chegarem a um equilíbrio.

Mais importante do que o resultado é o esforço realizado durante o processo. Ser reconhecido por seu empenho, comprometimento e persistência é mais importante e um rádio para o chinês do que o talento para desempenhar uma função.

Táticas:

A) Faça perguntas, algumas mais de uma vez, pois isso pode ajudar a expor as fraquezas do argumento do outro lado da mesa.

B) Mostre comprometimento com a negociação por meio de uma pesquisa bem feita. Demonstre resultados práticos que a empresa chinesa virá a alcançar com o que está sendo negociado.

C) Paciência e compreensão.

.

A lição mais importante talvez seja a seguinte:

Negócios também são “guerras” em que cada lado quero vencer, e relações “ganha-ganha” são frutos somente do equilíbrio de forças.

  • Melhores resultados possíveis são atingidos com o equilíbrio de forças;
  • Para o chinês não é imoral ser oportunista se você deixá-lo ser; Faz parte do jogo;
  • Para os chineses negócios são guerras;
  • A guerra é a arte da dissimulação;
  • O chinês usar as fraquezas do adversário, e em uma negociação não se deve hesitar em fazer o mesmo.

Para Sun Tzu É possível encontrar as fraquezas que serão exploradas na negociação:

  • Se Impetuoso, poderá ser morto.
  • Ser covarde, poderá ser capturado.
  • Sem perder a cabeça facilmente, poderá ser ridicularizado.
  • Se seu sentimento de honra for delicado demais, poderá ser caluniado.
  • Se for de natureza compassiva, poderá ser molestado.

Brasileiros negociam de forma coletivista chineses de forma individualista. Precisa se definir claramente o que se quer sim pulsos e desejo cegos, pois a Impulsividade não leva ao individualismo, mas a um egoísmo suicida. Interesses são as verdadeiras necessidades suas e da outra parte, enquanto posições são pontos de vista, muitas vezes defendidos de modo irracional, sendo prejudiciais para o alcance dos próprios interesses. O bom negociador chinês sabe exatamente seus interesses, só cedendo em suas exigências para atingir interesses maiores.

Os chineses são famosos pela paciência e os ocidentais justamente pela falta dela. Se sua equipe tiver a coragem e o apoio necessário de seus superiores para se retirar em momentos estratégicos ou quando não há progresso, geralmente o chinês para concessões que ele já previa que poderiam ter de ser feitas.

Nunca demonstre o quanto está disposto a ceder o qual é exatamente o possível acordo Secundário que você possui, porém deixe claro que você é ontem e o utilizará se for necessário, neutralizando as dissimulações do lado chinês.

“Confiar desconfiando”, Estando atento a possíveis táticas, mas sempre demonstrando confiança nas boas intenções do lado chinês.

Dificilmente admitiram desconhecerem um assunto ou os benefícios do negócio que está sendo proposto. O segredo é ensinar sem demonstrar que eles não sabem.

Se deixarmos um dos quatro tipos de medo descritos a seguir dominarem nossa personalidade, seremos levados ao fracasso no âmbito profissional e pessoal:

  • Medo da rejeição
  • Medo do ridículo
  • Medo do fracasso
  • Medo do sucesso

.

DIFERENÇAS ENTRE OS NEGOCIADORES CHINESES

Nordeste Chinês

São vistos pelo restante dos chineses como negociadores simples, honestos e que falam abertamente o que querem.

Beijing-Tianjin

Negociadores mais burocráticos e de maior visão imperialista da China.

Grande Xangai e Delta do Rio Yang-tsé

Famosos por sua grande habilidade, criatividade e esperteza. Muito calculistas e políticos.

Sul da China

Empreendedores e criativos, menos calculistas e argilosos, são excelentes em barganhar durante as negociações. Já Hong Kong, devido ao período de domínio inglês, apresenta maior eficiência e velocidade nas negociações.

Taiwan

São muito conservadores. Dar uma grande ênfase a hierarquia.

.

EM RESUMO

Para ocidentais que desejam fazer negócios na China, aqui vai a palavra final: mexa-se agora, e aprenda as regras do jogo desenvolvendo o guanxi necessário para fazer seu negócio prosperar por lá. Não espere resultados imediatos. Velhas amizades fazem milagres através do tempo; cada ano investindo agora na China vai se pagar no futuro – porque em um país de memórias milenares, relacionamentos no presente tem de ser cultivados com paciência por um longo tempo. (The Chinese Negotiation, 2003)

(Fragmentos do Livro “O Fator China e os Novos Negócios”)

Material elaborado por Lucas Vogt Schommer, empresário, diretor da 3S CORP.

.

www.3scorporate.com

Contato WhatsApp: +55 51 9 9669-5777 | (51) 3581.4761 |  (47) 3075.0994

Canais 3S CORP: https://linklist.bio/3s_nasredes