Comércio Exterior: MITOS & VERDADES
Vejo muitas especulações com relação ao que é verdade ou não quando o assunto é comércio exterior. Isso ocorre pela falta de conhecimento e know-how, atrelados a propagação de informações inequívocas, o que pode gerar sérios problemas na operação de um importador.
Antes de qualquer afirmação, o importante é sempre estar munido de informações corretas, ou seja, oriundas de fontes confiáveis.
Pensando nisso, elaborei um conteúdo que vai contribuir muito com alguns mitos comuns que acompanho no dia-a-dia de muitos importadores.
Te desejo uma boa leitura! 😉
.
Desmentindo 5 MITOS da área do Comércio Exterior
.
Posso importar via Trading sem ter Radar?
Negativo! A VERDADE é que precisa sim ter Radar e com limite disponível para se operar via Trading. Busque pelos modelos de importação indireta, a saber: Conta & Ordem e Encomenda.
.
.
É arriscado importar por Trading, pois saberão a estratégia do meu negócio.
A grande VERDADE aqui é que sendo despachante aduaneiro, agente de cargas, funcionário etc., qualquer pessoa (jurídica ou física) lida com os documentos da operação. Ah, e outro ponto. A plataforma da Receita Federal chamada Siscori libera estes dados. Portanto, o que vale mesmo, é ter bons Parceiros Comerciais, Contratos de Sigilo (NDA), entre outros elementos.
.
.
É sempre mais barato importar marítimo que aéreo.
Logicamente que se paga mais pela agilidade da operação. Mas a VERDADE é que cargas de pequenos volumes, podem fazer mais sentido embarcar aéreo que marítimo (LCL), por conta dos custos fixos que se tem no marítimo e as demais taxas atreladas a operação do marítimo que são maiores que do aéreo. Portanto, análise de custos, cotações, são fundamentais para as melhores tomadas de decisão. Tudo no Comex precisa ter um olhar estratégico.
.
.
Preciso entender muito para importar; preciso comprar container cheio; preciso ser grande para importar.
Bom, aqui talvez estejam as maiores crenças limitantes. Importação talvez não seja para todos, mas a VERDADE é que até uma MEI pode importar, existem várias modalidades de importação que fazem sentido para pequenos negócios e existem as cargas consolidadas que servem para redução de custos operacionais-logísticos. Há que se fazer Estimativas de Custos.
.
.
As primeiras operações de importação darão Canal Vermelho.
Isso já foi uma VERDADE, mas não é mais. Hoje em dia, mesmos as primeiras operações podem sim parametrizar em Canal Verde. Apesar de que se os documentos estiverem de acordo e a carga com as quantidades e preços corretos, o Canal Vermelho não será qualquer problema.