25/03/2021 Por 3S Corp 0

Evergreen: Navio-cargueiro maior que a Torre Eiffel encalhado no canal de suez e o impacto negativo gerado pelo acidente.

Um dos maiores navios porta-contêineres do mundo ficou encalhado no canal de Suez, bloqueando ambas as direções e causando um grande congestionamento em uma das principais artérias de transporte marítimo mundial.

Fonte: exame.com

O acidente com o navio cargueiro Evergreen, que encalhou na parte sul do canal de Suez, no Egito, na última terça-feira, por conta do mau tempo, está surtindo efeitos negativos de grande impacto.

Segundo o tenente-general Osama Rabie, chefe da Autoridade do Canal de Suez, a operação resgate iniciou logo após o navio encalhar, mas já se passaram 2 dias e ainda não está claro quanto tempo esta operação pode durar.

Por conta disso, os impactos logísticos no mundo todo, de congestionamentos, falta de equipamento, mudanças nos valores de frete, devem agravar, pois este evento interrompe o ciclo logístico de navios e containers, com uma demanda significativa de navios que aguardam para passar.

Imagem de satélite publicada pelo Planet Labs Inc mostra o navio porta-contêiner MV Ever Given bloquenado o tráfego no Canal de Suez (AFP/AFP)

O acidente interrompeu o tráfego e gerou o congestionamento de navios que carregavam de tudo, de petróleo a bens de consumo.

O trabalho de rebocadores foi suspenso na noite de quarta-feira (24/03) para aguardar a chegada de um esquadrão de resgate de elite da Holanda, previsto para desembarcar na madrugada desta quinta-feira (madrugada no Brasil).

Enquanto isso, de acordo com o almirante Osama Rabie, da Autoridade do Canal do Suez (SCA), uma seção mais antiga da hidrovia foi reaberta para aliviar o congestionamento causado pelo incidente.

3S CORP Soluções Internacionais