02/03/2021 Por 3S Corp 0

Retorno da maioria dos serviços de trucking na China após o feriado chinês

Quanto aos fretes os armadores sinalizaram manutenção das tarifas até o dia 14/03/21, com algumas oportunidades spot em andamento, sujeitas a multa mediante cancelamento ou alteração de reserva. Os fretes para as próximas semanas permanecem no âmbito mais especulativo, porém não formalizado pelos armadores, que estão ainda equalizando a demanda, expectativas de blank sailings, retorno dos exportadores chineses e retomada da produção pós feriado.

Podemos observar que o índice de disponibilidade de equipamentos nos portos da China vem se estabilizando, voltamos a níves operacionalmente mais adequados. Tendo como exemplo o porto de Shanghai, container de 40′, conforme a plataforma Container-Xchange, nas semanas 06 e 07 de 2021, praticamente a mesma quantidade de equipamentos que entrava no terminal, saia na mesma semana para exportação, indicando disponibilidade de estoque no limite da capacidade de oferta. Já na semana 08, o índice apresenta leve melhora, sendo que esta deve ser a tendência também para as próximas semanas.

Explicação: Um valor CAx de 0,5 significa que a mesma quantidade de contêineres sai e entra em um porto na mesma semana. Valores CAx> 0,5 significam que mais contêineres entram, e valores CAx <0,5 significam que mais contêineres saem do terminal.

Conteúdo por Cristina Klein

Shipping Supervisor