24/02/2021 Por 3S Corp 0

Já dizia o velho ditado: “Tempo é dinheiro”

No comex, especialmente em se tratando de demurrage de container, agilidade e “correr contra o tempo” em todas as etapas do processo é fundamental, para evitar custos extras. 

Mas o que é a demurrage?

É a cobrança de sobreestadia ao consignatário / importador, quando o equipamento (container) fica em sua posse por um período além do prazo contratado, que chamamos de free time.

A finalidade do container, para o armador /cia marítima, é o transporte de mercadorias. Container parado nos portos ou depots armazenando mercadorias significa queda na produtividade para o transportador.

Portanto, esta é uma penalidade com caráter e finalidade impeditivos. As cias cobram caro, justamente para evitar que aconteça, ou para que quando não se consiga evitar, os custos do equipamento parado, sejam equivalentes ao que ele estaria gerando de retorno se estivesse “produzindo”, transportando cargas.

Como a demurrage é cobrada?

A sobreestadia é cobrada em Dólar, e por dia. Cada cia marítima aplica sua tabela, que varia de acordo com o país de destino, e equipamento, seja Dry, ou Especial;

Como evitar este custo?

Sempre que tratar do frete internacional com o seu agente de cargas, o prazo de free time deve ser observado e também negociado, de acordo com o tempo necessário para a liberação da sua importação.

Converse com seu despachante e agente de cargas. Discuta com eles a gestão e planejamento aduaneiro, movimentação e armazenagem da sua importação, de forma que todos trabalhem em sintonia, visando melhores resultados, agilidade operacional, e assertividade no processo.

Atualmente, em função da pandemia, restrições de mobilidade e lockdowns, muitos contêineres ficaram parados aumentando o tempo de retorno ao armador para serem utilizados em novos embarques. Este foi um dos principais fatores que impactaram na grande redução de estoque de vazios, e falta de equipamentos no mundo inteiro.

Com isso, a partir do início de 2021, a maioria dos armadores passou a reduzir o tempo de free time concedido nas negociações de frete. 

Fique atento aos movimentos e atualizações do cenário de fretes e logística, e conte com a equipe da 3S para planejar e organizar suas importações de forma segura e competitiva.

.

Conteúdo por Cristina Klein

Shipping Supervisor