13/04/2021 Por 3S Corp 0

Qual é o papel do marketing comércio exterior?

Estar atento em um mercado extremamente volátil como o do comex é um desafio e tanto para profissionais de marketing.

O mundo virou de cabeça para baixo com o surgimento da pandemia em 2020. Isso afetou consideravelmente diversos segmentos, inclusive o comércio exterior. Sem preparo, tivemos que nos reinventar, mudar hábitos e crenças que já não se aplicavam mais ao cenário no momento. O mundo virou digital em um piscar de olhos.

Com uma nova visão, mesmo em meio a tantas turbulências da área, foi um setor que cresceu muito enquanto se reinventava.

.

Mas aí vem a pergunta: O que o marketing tem a ver com esta mudança?

Tudo! Mais do que nunca o marketing foi um dos pontos chaves para esta alavanca funcionar. A comunicação integrada entre equipe de vendas, direção e operacional nunca foi tão crucial como agora.

Foi preciso ir a fundo em novas estratégias para se comunicar com o mundo, desenvolver ações de suporte as vendas, ainda mais se tratando de um segmento voltado para serviços, cuja cultura, por si só, é mais complexa e envolve maior comprometimento e dedicação para atingir metas e conquistar bons resultados.

Neste momento, entender o nosso público-alvo e as nossas personas, foi primordial. E quando falo de personas, me refiro a leads, parceiros, clientes externos e internos também. Todos fazem parte do processo. O grande desafio do marketing é entender como este público se sente, o que quer e quais são os seus valores.

.

Outbound ou Inbound Marketing, quais destas estratégias aplicar no comex?

Nas últimas décadas o Inbound Marketing, ou como é chamado “marketing de conteúdo”, vem conquistando seu espaço no mercado e liderando no pódio em diversos cases de sucesso, principalmente por ter um investimento relativamente menor e por possuir estratégicas online orgânicas muito eficazes.

Aqui o propósito é criar mecanismos para atrair e conquistar potenciais clientes/leads, por meio de conteúdos relevantes do respectivo mercado de atuação, e que gere verdadeiro valor para determinado público/persona.

O dilema de: “será que inbound é uma boa estratégia?” ainda é comumente vivido por equipes de vendas no mundo corporativo. O que, de certa forma, gera um grande atraso evolutivo. Por se tratar de uma estratégia de médio/longo prazo e muitas vezes indireta, diferentemente do outbound, acreditar em resultados e absorver a ideia pode levar um certo tempo.

Mas fato é que, quando as metas começam a bater, os resultados são significativos. Lógico que tudo depende de como você vai aplicar a estratégia, que tipo de comunicação vai utilizar e para quem o fará, pense nisso!

Já falando em outbound, é totalmente o oposto. Chamamos ele de marketing tradicional, no qual consiste em uma estratégia de prospecção ativa. Nele estão inclusas ações mais diretas para a captação de clientes e leads.

Aqui o relacionamento com o potencial cliente é o que determina o sucesso de uma ação.

.

Você deve estar se perguntando: mas como assim? Calma, eu explico!

Como o Outbound Marketing se trata de um processo de prospecção ativo, ou seja, da caça direta a leads e clientes em potencial, a forma de abordagem em uma conversa faz toda a diferença.

Nesta estratégia está incluso o trabalho da equipe de vendas, por exemplo. Porém há outros recursos online que integram neste processo, como o funil de estratégias utilizado em ações de vendas online, que envolve vários mecanismos para despertar gatilhos de compra em um usuário.

Imagine você em um lindo dia de aprendizado, vendo um tutorial no YouTube e, de repente, vem aquele corte no seu vídeo com uma propaganda de algum produto ou serviço? Para muitos é incômodo, mas também pode ser uma vantagem.

Existem usuários que podem se identificar com o anúncio apresentado, e se o mesmo for construído de forma a conquistar, gera relação entre lead e a marca, resultando em visita ao site e possível conclusão de compra.

Vale salientar que, se esta estratégia não gerasse bons resultados, certamente não existiria mais, não é mesmo?

.

Mas final, qual mesmo utilizar?

Depende. Não existe certo ou errado no marketing, seja inbound ou outbound. Existem sim, estratégias personalizadas.

Como empresa, é neste propósito que estamos apoiamos.  Nem sempre uma única forma de agir vai funcionar. Tudo depende de como você quer que o seu negócio seja visto e valorizado pelo público.

Um ponto em comum, e indiscutível, entre as duas estratégias é q forma de relacionamento com o seu cliente, público-alvo, persona ou potencial lead. Saber se comunicar e interagir é o futuro. E nós estamos olhando para o futuro aqui 3S CORP.

Estamos na era da comunicação globalizada e dinâmica. Muito pensamentos, muitas diferenças e muitas culturas estão fazendo parte do nosso dia-a-dia, tanto pessoal, quanto corporativo. Criar uma boa comunicação é fundamental para se ter sucesso em qualquer estratégia, seja de Inbound Marketing ou Outbound Marketing.

Talvez aí esteja o grande trunfo dos profissionais de marketing no comex: agregar boas estratégias de Inbound Marketing e Outbound Marketing. Olhar para a frente e valorizar estas diferenças culturais, entender qual é a verdadeira necessidade das nossas personas e mostrar a elas o valor que elas tem, e porque o nosso negócio é um ótimo negócio também para elas.

Conteúdo por Maria Luisa

Marketing 3S CORP