10/06/2021 Por 3S Corp 0

Novo surto de Covid-19 no sul da China terá grande impacto negativo no comércio internacional

Se você achou que o bloqueio do canal de Suez era ruim, o que está por vir pode ser pior.

.

O bloqueio do navio de contêiner Ever Given do Canal de Suez no início deste ano atraiu a atenção global sobre como as interrupções nas rotas comerciais marítimas poderiam impactar as cadeias de abastecimento globais. Mas os recentes surtos de Covid-19 no sul da China, sudeste da Ásia e Taiwan estão ameaçando causar mais dor, à medida que seus efeitos se propagam pelas cadeias de suprimentos nas próximas semanas e meses.

.

Um surto de Covid-19 levou a uma paralisação de cinco dias no tráfego para as entregas de contêineres no Terminal Internacional de Contêineres de Yantian em Shenzhen no final de maio, porto dominante no sul da China para as exportações com destino à América do Norte e Europa e um dos maiores terminais do mundo.

.

O surto levou à paralisação da zona oeste do terminal, embora continuasse operando com cerca de 30% de sua capacidade total. O problema é que eles são um elo crítico em mais cadeias de suprimentos do que a maioria das pessoas imagina.

.

Já em Taiwan, um país que lidou excepcionalmente bem com a pandemia, passar por um surto sem controle de Covid-19 é um grande problema para a cadeia de suprimentos de semicondutores.

.

Enquanto isso, os surtos de Covid-19 no sudeste da Ásia interromperam a produção da fábrica durante os bloqueios. Um aumento de casos na Malásia, com uma taxa de casos por milhão de pessoas, mais do que o dobro da Índia, desencadeou um bloqueio de duas semanas, desacelerando a produção em muitas fábricas e forçando-as a operar com capacidade reduzida. Surtos também em fábricas no norte do Vietnã e uma taxa crescente de casos sugerem que mais problemas estão à frente.

.

Todas essas notícias nos dizem que os problemas da cadeia de suprimentos mundial não acabaram e, de forma mais ampla, que a pandemia de Covid-19 também não. Até que todo o mundo seja vacinado e tenha o contágio sob controle, podemos esperar interrupções e surpresas contínuas. Às vezes, leva um pouco mais de tempo para sentir os efeitos.

.

Fonte: Forbes