02/02/2021 Por 3S Corp 0

Logística estratégica: evite erros na expedição do seu produto

• Erros mais comuns

Packing List tem alguma finalidade?

Embalagem adequada

Verifiquei que tive erro na expedição do produto, o que faço?

.

A expedição do produto parece uma tarefa fácil em que qualquer erro pode ser rapidamente solucionado, mas é preciso ter muita atenção porque uma pequena falha pode gerar grandes transtornos, principalmente na exportação, onde as consequências negativas podem ser ainda maiores.

Primeiramente é necessário ter integração entre os setores da empresa. Uma boa comunicação é fundamental para que não ocorram ruídos. Contar com a tecnologia contribui muito para a agilidade e sucesso da operação.

Muitas vezes, da prospecção de um cliente até o fechamento do pedido, demora um tempo, por isso é crucial a conferência antes da expedição final do produto no intuito de evitar multas, taxas, atrasos e a insatisfação do cliente.

.

Dentre os erros mais comuns podemos citar:

– Separação do produto incorreto;

– Quantidade errada;

– Esquecimento de itens;  

– Embalagens de carga perigosa fora das exigências;

– Packing list com informações incorretas e insuficientes;

– Embalagem sem identificação

.

Packing List tem alguma finalidade?

E o Packing List: possui alguma finalidade?

Sim, e muito importante! O packing list pode até mesmo ajudar a solucionar erros de expedição.

Imagine uma exportação de tecidos com vários itens, cores e tamanhos diferentes que a expedição erre na quantidade e, para piorar, se trate de uma exportação de retorno de mercadoria ao exterior, referente a substituição de sinistro.

Desta forma, é imprescindível enviar a quantidade exata do produto que retornou ao país. Digamos que a Receita Federal, na Aduana, identifique este erro de expedição por meio de uma vistoria. Como solucionar neste caso?

Por certo, será necessário retirar a quantidade exata do produto excedente ou o mais próximo possível, pois m² seria inviável (não teria como abrir os rolos e cortar). Ainda assim chegar no peso aproximado, dentre tantos itens com pesos diferentes, pode ser bem trabalhoso.

Mas como abrir os caminhões na Aduana e saber onde está cada pacote, ou cada rolo? É nesta hora que o packing list entra em ação para nos guiar, pois nele constam todos os detalhes dos itens, bem como aonde cada um está.

Tudo será solucionado com base no packing list. Nele é possível verificar quais pacotes precisam ser abertos e quais rolos retirados, dando o suporte necessário para a pessoa da expedição na Aduana.

Quanto mais itens a exportação tiver, mais dados precisam ser inseridos no packing list, justamente para caso seja necessário efetuar o manuseio da mercadoria!

.

Embalagem adequada

Assim como o packing list a embalagem precisa ser apropriada para evitar possíveis avarias, precisa estar bem identificada e dentro das normas.

Se a embalagem ou suporte conter madeira é necessário que tenha tratamento fitossanitário. Se é carga perigosa a embalagem precisa seguir todas regras para o produto perigoso em questão.

Para carga frágil é preciso identificar com avisos e, indispensavelmente, informar ao transporte se a embalagem pode ser tombada e empilhada. Atentar as medidas da embalagem para ser acondicionada em um caminhão ou container. No modal aéreo é necessário verificar um tamanho de caixa adequado para o produto, pois conforme o peso do volume será definido o tamanho da embalagem, o que vai influenciar diretamente no valor do frete.

.

Verifiquei que tive erro na expedição do produto, o que faço?

Avise imediatamente seu despachante aduaneiro e o transporte, pois eles estão preparados para auxiliar a resolver a divergência da melhor forma.

Muni-los com a informação o mais cedo possível pode evitar que o problema se torne ainda maior.

O ideal é identificar o erro antes de a carga ser entregue no recinto aduaneiro, pois após se torna um processo burocrático para conseguir mexer na carga.

Caso o erro seja identificado apenas pelo cliente em outro país, para o produto incorreto retornar ao Brasil, o despachante aduaneiro precisa verificar o procedimento para não pagar impostos na importação e enviar o produto correto como substituição.

.

O mais importante é sempre ter um bom agente parceiro no seu processo. Por isso pode sempre contar com o suporte especializado da nossa equipe aqui na 3S CORP! 

Novo Hamburgo/RS: (51) 3581.4761

Itajaí/SC: (47) 3075.0994

www.3scorporate.com

Conteúdo por: Graziele Vieira

Exportação 3S CORP